ECOLE

ecoleO Espaço do Conhecimento de Lazer e Esporte (Ecole) foi criado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), com o objetivo de promover a apropriação, produção e disseminação do conhecimento sobre o Lazer e o Esporte. O  Ecole busca contribuir para a construção e aprimoramento de políticas públicas, desenvolvendo ações que possam servir de referência nacional e internacional, no âmbito do lazer e da prática desportiva.

O diferencial do Ecole no que diz respeito ao caráter dos estudos e pesquisas desenvolvidos, é que este é originado dos problemas e situações concretas, constatadas no contato diário com a população paulistana e no cotidiano da gestão pública dos serviços de Lazer e Esporte da cidade de São Paulo. Desse modo, o Ecole se instala inspirado pelos valores da Cultura da Paz, da sustentabilidade ambiental, do atendimento e fomento dos direitos civis e do pensamento sistêmico.

O Ecole incentiva múltiplos caminhos, da formação de grupos de estudos, grupos de pesquisas, observatório do Lazer e do Esporte, palestras com especialistas, exposições temáticas temporárias e/ou itinerantes até encontros literários. A disseminação de informações e de conhecimento de sua produção passa agora a ganhar maior inserção em redes nacionais e internacionais, revistas científicas, blog, boletim eletrônico, e outros nichos de comunicação social.

Inicialmente, contando com recursos físicos e com pessoas vinculadas à SEME, o Ecole pretende se estruturar cada vez mais convidando para compor a equipe pesquisadores, instituições de pesquisa, e demais interessados que possam contribuir com as suas finalidades. Uma composição multidisciplinar da equipe confere um caráter aberto ao Espaço, visando promover reflexão mais aprofundada e abrangente sobre as questões do Lazer e do Esporte na Cidade.

A Prefeitura de São Paulo busca, assim, oferecer qualidade nos serviços prestados à população, fomentando ainda o acesso aos equipamentos públicos destinados à prática desportiva. O aprimoramento das políticas públicas de esporte e lazer fazem parte de um plano estratégico de governo, que visa a melhoria da qualidade de vida do cidadão, bem como possibilita que o bem-estar social seja uma prioridade no âmbito de políticas públicas intersetoriais.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SEME, convida a todos cidadãos para que se integrem a esta rede de conhecimento e de fortalecimento das políticas públicas de Esporte e Lazer, encontrando no Ecole espaço aberto ao debate e ao estímulo das práticas desportivas. Contamos com a colaboração de todos. Sejam bem vindos!

Professora Dra Sheila Aparecida Silva – Coordenadora do Ecole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s